09 setembro 2015

Rupert Murdoch compra a National Geographic

Depois de 127 anos sob a posse de uma organização sem fins lucrativos, a National Geographic - incluindo a revista homônima, websites, canais a cabo, mapas e outros ativos de mídia - está sendo incorporada a uma nova companhia cujo controle majoritário estará nas mãos da 21st Century Fox, do bilionário Rupert Murdoch. Segundo o acordo, a National Geographic Society manterá uma participação de 27% na nova empresa de mídia denominada National Geographic Partners, enquanto a Fox terá o controle de 73%.

A companhia de Murdoch pagou US$ 725 milhões pelo negócio com a National Geographic Society, o que significa uma quantia de US$ 1 bilhão para a organização sem fins lucrativos uma vez que a transação esteja concluída. Em troca, a National Geographic vai entregar a maior parte dos seus ativos para uma nova empresa, incluindo "revistas National Geographic; National Geographic Studios; plataformas de mídia digital e social relacionadas; livros; mapas; mídia para crianças; e atividades auxiliares, incluindo viagens, entretenimento baseados em localização, vendas de arquivos, catálogo, licenciamento e empresas de comércio eletrônico".

A National Geographic Partners será comandada conjuntamente pela 21st Century Fox e pela National Geographic Society, cada uma com representação equitativa em seu conselho. O presidente do conselho será alternado anualmente, tendo o CEO da National Geographic Society, Gary Knell, como o primeiro a desempenhar o cargo.

Até então, a Fox tinha participação majoritária nos canais a cabo da National Geographic, devido a uma parceria de 18 anos. Entretanto, a empresa não tinha qualquer controle sobre a revista, conhecida por seu fotojornalismo.

Executivos da National Geographic e da Fox disseram que o acordo traria uma maior estabilidade financeira para as operações de mídia e criaria novas oportunidades para cumprir o papel da National Geographic Society no patrocínio de pesquisadores e cientistas.

"O valor gerado por esta operação, incluindo o fluxo de receitas consistente e atraente que National Geographic Partners vai entregar, garante que teremos mais recursos para este trabalho, que inclui os nossos programas de subsídios", disse Knell em um comunicado.

A primeira edição da National Geographic foi publicada em 1888, mesmo ano em que a National Geographic Society foi fundada. Uma nota na primeira edição dizia que a publicação iria ajudar a disseminar o trabalho de pesquisadores "para que todos possamos conhecer mais do mundo em que vivemos". Por O Globo, Leia mais em Yahoo 09/09/2015

09 setembro 2015



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